terça-feira, 10 de junho de 2008



A MAGESTADE O CARVALHO...

O culto ao carvalho é mais antigo quanto pensamos!!!Para os ciganos que são casados com a liberdade este irmão o Carvalho não poderia ser diferente, nele os ciganos fazem o elixir com o visco no sereno da lua, no orvalho do nascer do dia, esta água se tornava poderosa, os ciganos (hoje estes conhecimento estão perdidos sendo conhecido somente por ciganos da antiga Europa Oriental) conheciam o que hoje se descobriu que os carvalhos anunciavam as tempestades e a força que esta teria, forte ou fraca, com raízes profundas o carvalho nos apresenta a vida de forma que apesar da tempestade temos raízes forte e não seremos derrubados pelas tempestades do destino.O culto as árvores sempre fora de suma importância para o homem em todas as etnias, as árvores e suas folhas.

Na cultura cigana temos Mamyorry, que é atribuída aos dons da cura, de dar fertilidade as mulheres e abençoa-las com filhos.

O Carvalho esta fortemente ligado aos Celtas, Druídas, Ciganos, Bárbaros etc...

Do latim NEMUS (bosque) NEMI ainda hoje.

O sagrado visco do Carvalho tão ligado ao culto Celta, "visco"do qual este se desenvolve, e seus miraculosos poderes de cura.

Suas folhas são usadas para inúmeros ritos.

Dizia um autor grego em relação aos Celtas: "Adoram Zeus, e a imagem celta de Zeus é um alto Carvalho".

Carvalho vem do género QUERCUS da família FAGACEAE Lithocarpus. A Sabedoria milenar dos povos conhece a grandeza e a majestade do Carvalho, árvore dos bosques europeus por onde caminhava os ciganos. (Rodrigo Gevegir)

(maiores informações contactar autor)

Nenhum comentário: